Vênus Retrógrada em Gêmeos, um ciclo de 8 anos
Embora o ciclo de Vênus Retrógrada não seja tão conhecido quanto o de “Mercúrio Retrógrado”, que é muito mais frequente, é um ciclo que vale a pena você entender, em sua perspectiva macro, dura 8 anos.
*Por Gil Stefani – Astróloga e Agente 75 da C*I*A
Um planeta quando dito retrógrado, como a Vênus Retrógrada é de fato um planeta que desacelerou, diminuiu a velocidade e do ponto de vista de quem está na terra parece estar andando para trás. Vênus desacelera por aproximadamente 40-43 dias e isso acontece a cada 18 meses em um signo diferente. No entanto, a cada 8 anos Vênus fica retrograda no mesmo signo, finalizando um ciclo e reiniciando outro. No momento, Vênus está retrogradando no signo de Gêmeos e a última vez que a retrogradação aconteceu, foi em maio de 2012. Vênus estacionou e está retrógrada desde 13 de maio no signo de Gêmeos e continuará em movimento retrógrado até 25 de junho de 2020.
O pedido de Vênus retrógrada em Gêmeos é rever a Comunicação com as pessoas de seu relacionamento pessoal, profissional e afetivo. Como o planeta do amor e dos valores, os períodos retrógrados de Vênus são momentos em que reavaliamos o que e quem valorizamos. Como o signo da retrogradação é o da comunicação, temos que ver o que comunicamos e como fazemos isso com as pessoas. Também precisamos nos conectar com o que realmente valorizamos. Então, olhe para você mesmo e se pergunte: quem são as pessoas que fazem parte do meu relacionamento hoje? Como está minha comunicação com essas pessoas? Eu realmente gosto de me relacionar com elas? E como estou me conectando com os meus valores? Estou coerente e congruente com eles?
Os ciclos retrógrados de Vênus são bons momentos repensar nossos relacionamentos pessoais e revisitar nossos valores e nossa relação com o dinheiro. Tudo que represente refazer, reorganizar, reposicionar, reestabelecer, reconectar e muitos outros redirecionamentos em relação aos assuntos de Vênus (que são o amor, os relacionamentos, os valores materiais e morais, o prazer, o feminino, o corpo que temos) são muito apropriados.
Esse ciclo costuma ser mais evidente e mais importante para as pessoas de acordo com o mapa astral de cada um, mas qualquer um pode entender e perceber questões que estão relacionadas a esse movimento se parar e rever o que ocorreu em sua vida na data de maio de 2012. O importante é saber onde o signo de gêmeos está em seu mapa, qual é a casa astrológica que o signo de gêmeos está regendo. Isso porque, na prática, será aquele tema da casa (e cada uma das 12 casas de um mapa astral rege um tema diferente) que precisará ser ressignificado no novo ciclo.
Assim, se em 2012 você estava iniciando um relacionamento ou uma sociedade, pode estar ressignificando esses temas. Se o assunto era suas finanças, também será. Se era sua relação com carreira, ou com a família, isso será revisto no momento.
Vênus é Retrógrado em Gêmeos nos conecta com relações do passado

É comum que em momentos de retrogradação, aquilo que estava encoberto embaixo do tapete reapareça para que você possa lidar com aquilo. Velhos amigos e amantes podem reaparecer, talvez complicando os relacionamentos atuais. Somos chamados a lidar com questões de relacionamento do passado durante esse ciclo retrógrado de Vênus. Ocorrem eventos que parecem fadados ou predestinados. Pode ser um verdadeiro desafio aproximar-se de um amante durante esse período.
Algumas das associações mais desafiadoras de Vênus em Gêmeos podem ser particularmente proeminentes e / ou difíceis de aceitar, e incluem fofocas, superficialidade, cara dupla e indisponibilidade emocional. Aqueles que têm Gêmeos fortes em seus gráficos podem se tornar bem mais introspectivos, distantes ou difíceis de alcançar durante esse ciclo, isso porque estarão reconsiderando as coisas.
Algumas vezes, os relacionamentos que não estão congruentes com nossos desejos podem chegar ao fim durante esse ciclo. Algumas pessoas podem estar questionando se estão com parceiros que realmente os completam. Mas de fato, a grande evolução é entender qual é a conexão que falta para que você se entregue por completo, qual é o entendimento que está faltando nas relações do seu dia a dia, onde a comunicação e o diálogo estão falhando?
Certamente, os relacionamentos abertos a uma comunicação sincera sobre o prazer, sobre as expectativas, sobre como melhorar e estruturar as finanças, sobre como sonhar junto serão muito fortalecidos depois desse período. Em alguns casos não serão as relações em si que estarão sendo alteradas, mas sim seus próprios valores.
Momento pode levá-lo a dar valor a coisas que você nunca valorizou
Se antes você queria a todo custo morar na cidade grande, pode se ver com vontade de estar morando numa praia. Se antes você era apegado ao dinheiro, pode se perceber querendo mesmo ficar perto da sua família. Se você queria ser dono de uma grande empresa, pode se descobrir mais interessado em um trabalho de caridade e doação, e assim por diante. Os valores pessoais estão em reavaliação e o segredo aqui é olhar para o que realmente o deixa feliz.
O momento é especialmente forte para entrarmos em contato com nossas necessidades e desejos mais profundos, menos óbvios e menos superficiais. Esse é um bom momento para reavaliar nossas necessidades de relacionamento. Quando estamos falando de um redirecionamento, estamos dentro do movimento do retrógrado, mas para novos relacionamentos, novas sociedades, novos amigos, novos trabalhos, novos projetos – a tendência é que a percepção esteja distorcida.
Nesse caso, de algo novo, vale ressaltar que é importante guardar as principais decisões de amor e dinheiro para o período após o término do ciclo em 25 de junho e, melhor ainda, além da fase sombria (após 29 de julho).
Com Vênus retrógrada em Gêmeos, nossa necessidade de comunicação e conexão pode ser alta, mas para novos temas, tende a ser frustrada. Podemos questionar o nível de abertura, contato e envolvimento que temos em nossos relacionamentos. Se não estamos nos comunicando com um amante de maneiras satisfatórias, isso pode ser gritante agora.
No entanto, podemos estar especialmente em contato com nossas necessidades e desejos mais profundos, menos óbvios e menos superficiais.
Esse é um bom momento para reavaliar nossas necessidades de relacionamento; mas, novamente, é importante guardar as principais decisões de amor após o término do ciclo em 25 de junho e, melhor ainda, além da fase sombria (após 29 de julho). Nossas percepções podem ser distorcidas ou ainda sendo reformuladas.
Vênus Retrógrada em Gêmeos nos obriga a novos posicionamentos na comunicação

Sobre dinheiro, finanças e posses, tente adiar grandes compras ou decisões financeiras durante esse ciclo retrógrado de Vênus. Por exemplo, a compra de uma casa nova, carro ou outro item caro pode ser decepcionante de alguma maneira mais tarde. O momento nos negócios é bom para replanejar e repensar, mas não para sair comunicando qualquer coisa a qualquer custo.
Nas empresas, é mais indicado para rever sociedades, rever a comunicação com seus funcionários, rever o posicionamento de sua empresa no quesito comunicação e marketing e replanejar suas ações no quesito vendas. Vale mais ouvir do que falar, vale mais compreender do que dar sua opinião. Procure repensar as vendas, mas não conte seus planos ainda. Estude mais e reveja a comunicação com atenção.
Se sua empresa tem muitos anos, observe que as últimas vezes em que Vênus foi retrógrada no signo de Gêmeos foram de 15 de maio a 27 de junho de 2012 e de 17 a 17 de junho de 2004 (a cada oito anos). É altamente provável que tenha que lidar com problemas semelhantes durante o ciclo retrógrado de Vênus 2020 (isso serve também para o ambito pessoal). Ou se sua empresa for nova, olhe para sua carreira nessas datas e sua forma de se comunicar, fazer marketing e vender.
Vênus passa um tempo mais longo do que o habitual em quadratura com Netuno durante esse período, sugerindo que podemos lidar com alguma decepção ou desilusão, lutando com o que é real e o que queremos acreditar.
Provavelmente, de 1 a 2 de junho será um período bem desafiador desse ciclo retrógrado, quando Vênus formará uma quadratura com Marte, embora os conflitos possam ser processados e compreendidos no dia seguinte.
Quando Vênus se alinha com Mercúrio, em 3 de junho e a data que Vênus se alinha com o Sol, e de 10 a 11 de junho, ou quando Vênus forma um sextil para Quíron, nos abrimos aprendemos através da conexão e do amor.
No momento em que Vênus forma uma conjunção inferior com o Sol (3 de junho), é semelhante a uma Lua Nova e marca o início de um novo ciclo de Vênus. Estamos simbolicamente no escuro durante o retrógrado, mas começando do zero e reenergizados a partir dessa data. Estamos diante de novos parâmetros de comunicação e eles provavelmente impactará o mundo nos próximos 8 anos.
Esse ciclo retrógrado em um signo da comunicação está ocorrendo em um momento em que muitas pessoas / países estão lidando com bloqueios devido à pandemia de coronavírus. Já em outros tempos somos convidados a rever a comunicação e como nos relacionamos com nossos amores e valores.
A Pandemia do coronavírus acentua ainda mais essa necessidade. Estamos confiando muito nos sistemas de comunicação e não podemos mais nos comunicar pessoalmente, temos que falar diante de uma câmera. O que está ocorrendo é que, ao mesmo tempo que temos que nos adaptar a novas formas de comunicação, temos que ressignificar nossa maneira de nos comunicar.
É um tempo de repensar a comunicação que estabelecemos com o mundo e como nos conectamos com ele e com as pessoas nele de uma nova maneira. É possível que, considerando que estamos diante de um ciclo de 8 anos, tenhamos impactos desse evento para esse tempo.
- O período das sombras da Vênus Rx começa em 9 de abril de 2020 a 5°20’ Gêmeos
- Vênus fica estacionária e inicia retrogradação: 13 de maio de 2020 a 21°50′ Gêmeos
- Vênus fica estacionária e retorna ao movimento direto: 25 de junho de 2020 a 5°20’ Gemini
- Vênus termina seu período de sombra Rx: 29 de julho de 2020 a 21°50’ Gêmeos
Leave a Reply
Want to join the discussion?Feel free to contribute!