VÊNUS EM ESCORPIÃO: Acordos ‘matadores’ ou relações transformadoras?

De 23/Set – 11h51 BR, 14h51 UT – a 18/Out – 4h00 BR, 7h00 UT – 2016
Por Gil Stefani, Agente 75
No dia 23 de setembro, às 11h51 no horário de Brasília (14:51 UT), Vênus entra no signo de Escorpião, um signo conhecido por sua paixão, mistério, sexualidade e sensualidade a flor da pele, além do carisma e sagacidade. Quando a Vênus entra em Escorpião, os relacionamentos, os acordos, a justiça, os negócios, as finanças e a bolsa de valores passam vibrar em um tom de intensidade e profundidade.
É uma boa oportunidade para transformar relacionamentos e parcerias, ou para gerar acordos que visam transformar algo de uma maneira alquímica. O regente de Escorpião, Plutão, está no signo de Capricórnio. Por isso, a entrada de Vênus em Escorpião pode indicar uma oportunidade de acordos que venham a transformar a realidade da sociedade.
Nos relacionamentos, um tom mais picante e sensual pode surgir, é possível resgatar a intensidade e entrega e conectar-se com suas necessidades mais viscerais e menos racionais, especialmente por que neste ingresso, que Vênus está em aspecto harmônico com a Lua (trígono) – regente das famílias, e com Marte (sextil). É uma boa hora para azeitar a relação de um casamento, por exemplo. É preciso apenas cuidar para não exagerar na dose, já que marte ainda está em sagitário e escorpião adora algo muito intenso.
Escorpião também é um signo que compreende a necessidade de encerrar um ciclo para abrir o espaço ao novo ciclo que virá. O fim de um capítulo é necessário para que um novo capítulo seja iniciado. É preciso saber se deixar transmutar e transformar, tanto nos relacionamentos pessoais quanto nos relacionamentos de negócios. Talvez uma boa hora para eliminar relações não mais proveitosas, ainda mais que a Lua estará entrando em sua fase minguante.
Vênus em Escorpião chega para nos conectar aos nossos desejos e paixões, para nos mostrar o poder dos relacionamentos intensos e apaixonados, o poder de realização nos negócios quando lidamos com aquele tema pelo qual somos apaixonados. No entanto, não podemos esquecer que Escorpião é o signo de detrimento de Vênus, isso significa que neste signo, a Vênus não está exatamente funcionando como ela gostaria.
Harmonia, diplomacia e equilíbrio tornam-se muitas vezes inviáveis com a intensidade e o lado passional de Escorpião. O ciúme e a inveja dominam sobre a racionalidade de Vênus. A fertilidade e produtividade que Vênus tem no seu signo de exaltação (Touro) fica comprometida com a conexão de Escorpião, signo que rege o fim dos ciclos e mesmo a morte, o renascimento. A entrega no nível máximo que Escorpião imprime à Vênus e seus temas está sujeita a desestabilizar qualquer área regida por Vênus.
Na bolsa de valores, por exemplo, a Vênus em Escorpião traz arrepios aos investidores. A intensidade escorpiniana gera flutuação de papéis no dia a dia dos traders. Acordos nesta época tendem a ser ‘matadores’, o jogo é para profissionais, amadores nem deveriam se arriscar. Nos negócios, as oportunidades são transformadoras sim, porém a sagacidade e a perspicácia de escorpião serão implacáveis. Acordos poderosos podem ser iniciados nesta época.

Vênus em sua jornada por Escorpião
No dia 1º de outubro, às 14:00 (Brasília) / 17:00 (UT), Vênus em Escorpião faz um trígono com Netuno, o regente dos líquidos, da fluidez do mundo, da publicidade, das imagens, dos sonhos e ilusões, da espiritualidade. Por princípio, o contato deveria ser favorável aos acordos de um modo geral, no entanto, Netuno está retrogrado e no céu ainda briga fortemente, por quadratura, com Saturno.
Como Netuno rege também as artimanhas e o trígono é um aspecto de fluidez, muito provavelmente alguns jogos de poder serão acionados para criar ilusões sobre a realidade. Vênus, dominada pela intensidade e desejo de Escorpião de controlar tudo e todos, estará sujeita a ser iludida pelo rei dos mares (Netuno), que articulará acordos nada lícitos para desconstruir e invenenar a realidade.
Quando nos ligamos com o potencial criativo, este aspecto nos coloca mais em contato com a espiritualidade do que com a matéria, nos conecta profundamente com a música e a arte, favorecendo os artistas em suas projeções para mostrar a verdadeira realidade. Este aspecto, ganhará a força da participação do povo quando a Lua, no dia 3 de outubro, faz conjunção com Vênus (12o30´ Escorpião). Há possibilidade de artistas unidos ao povo gerarem uma grande comoção social (Netuno).
No dia 05 de outubro, às 18h20, Vênus a 12o57´ Escorpião faz o fluente aspecto de sextil exato com Plutão. Ainda distante já se aplica a Lilith, a Lua Negra, que está a 15o15’ de Escorpião, chamando o olhar às questões mais viscerais. Plutão ajudará em acordos fundamentais para a sobrevivência. Como Plutão estará iniciando uma quadratura com o Sol, há grandes possibilidades de que os acordos e parcerias desta fase não agradem aos líderes dos países. Como a Lua conjuntará Saturno na madrugada de 6 de outubro, momento em que a Vênus estará no ponto exato de conjunção com a Lua Negra, é provável que seja um momento de provações para as pessoas, sendo a conjunção sempre uma semente – neste caso, para o terrível ou o sublime na relações (em breve “Lua Negra Lilith – do visceral ao sublime” da Agente 55 será publicado em português aqui na AgenCIA). Poderes mobilizados para gerar relações e acordos profundos, terríveis ou sublimes. Mesmo sendo um aspecto em princípio positivo, com potência de um querer muito forte, há o risco de estar sendo usado para fins perversos ou utilitários, como acordos que beneficiem a plutocracia e abusos de poder e força. Consciência nesta hora.
Seguindo sua jornada, no dia 11 de outubro, Vênus em Escorpião encontra Juno, asteroide das parcerias e legitimidade. Vênus rege as parcerias e alianças, e fortalece sua natureza no encontro com Juno. Algumas horas depois, Vênus fará um trígono exato a Quíron, o que possibilitará que as parcerias recebam algum tipo de cura ou que as parcerias promovam algum tipo de cura. No entanto, neste mesmo movimento, Vênus inicia um aspecto de desajuste/ajuste com Urano cujo auge será no dia 12 de outubro. É como se houvesse a necessidade de um ajustes relacionado à liberdade para acertar uma parceria legítima. Num plano global, os acordos e parcerias vão precisam se ajustar às massas (Urano) e à sua liberdade de expressão. Esperamos que o poder transformador de Escorpião possa nos auxiliar nesta necessidade de liberdade e libertação queo momento apresenta.
A seguir, as datas e horários exatos dos aspectos, que podem ser considerados cerca de um dia antes e um dia depois:
– Ingresso de Vênus em Escorpião – 23/09/2016 às 11:51 (Brasília) / 14:51 (UT)
– Vênus (9o52´Escorpião) trígono Netuno (9o52´ Peixes) – 01/10/2016, às 14:00 (Brasília) /17:00 (UT)
– Vênus conjunto Lua a (12o30´ Escorpião) – 03/10/2016 às 15:59 (Brasília) /18:59 (UT)
– Vênus (12o57’ Escorpião) sextil com Plutão (14o57´ Capricórnio) – 05/10/2016 às 18:20 (Brasília) /21:20 (UT)
– Vênus conjunto Juno (21o23’ Escorpião) – 11/10/2016 às 1:30 (Brasília)/4:30 (UT)
– Vênus (21o47’ Escorpião) faz trígono com Quíron (21o47´Peixes) – 11/10/2016 às 9:30 (Brasília)/12:30 (UT)
– Vênus (22o41’ Escorpião) quincúncio Urano (22o41´Áries) – 12/10/2016 às 2:15 (Brasília)/5:15 (UT)
Por Gil Stefani, Agente 75