
JÚPITER EM LIBRA – A Arte do Encanto
De 9 de Setembro de 2016 a 10 de Outubro de 2017
Por Nazaré Abreu, Agente 222
Dia 9 de Setembro de 2016, Júpiter entra em Libra onde permanecerá durante os próximos 13 meses. Libra representa a justiça, o equilíbrio, a harmonia e com Júpiter iremos buscar e criar essa beleza através dos nossos relacionamentos, ideias e imaginação. Teremos mais esperança no que é belo e harmonioso e na nossa capacidade e direito de imaginar e de trazer para o plano concreto aquilo que é certo e que mais amamos.
Júpiter em Libra amplia a capacidade para criarmos melhores relacionamentos, pois aumenta muito a nossa capacidade para nos colocarmos no lugar do outro, entender, considerar, valorizar e verdadeiramente respeitar o outro – às vezes tão diferente de nós – e encontrar o ponto de aderência.
Pode tanto nos ajudar a corrigir as posições em que, tomados por um lado, perdemos o todo; quanto pode nos auxiliar a corrigir a tendência para sermos excessivamente passivos e nos moldarmos e adaptarmos demasiadamente às situações, a ponto de perdermos a nossa própria voz. A capacidade para concordar e para encontrar a confluência poderá fazer girar o mundo, desde que a ponderação não nos impeça de saber o que queremos, nem a precaução nos impeça de agir.
Sendo Júpiter em Libra a arte do encontro, de casar bem e de melhorar junto, também pode trazer exagero, falta de limite e desorganização e basta olharmos o que estava acontecendo nos últimos ingressos de Júpiter em Libra para percebermos que a vida não vai súbitamente se tornar um conto de fadas.

Outros Ingressos de Júpiter em Libra
De Outubro de 1980 até ao fim de Novembro 1981, Júpiter esteve em Libra. No Brasil é fundado o PT – Partido dos Trabalhadores. Em Portugal morrem Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa num polémico acidente de aviação. Este ingresso é especialmente importante pois acontece conjunto a Saturno e à Vénus, com Plutão também em Libra (guerra fria, ameaça nuclear…), enquanto a Princesa Carolina de Mónaco se separa e a Lady Di se casa, ambas adoradas por todos, personificando o casamento de sonho que termina num pesadelo. E como se não bastasse, John Lennon que tinha ficado 5 anos sem gravar, grava Double Fantasy e é alvejado pelas costas por Chapman a quem tinha acabado de dar um autógrafo.
Entre Outubro 1992 e Novembro 1993, Júpiter volta a ingressar em Libra e no Brasil acontece o impeachment de Fernando Collor de Mello, seguido do massacre do Carandirú, seguido da fundação do PCC. Por sua vez o Papa João Paulo II reconhece que foi injusta a condenação de Galileu Galilei pela Igreja Católica. Comemoram-se os 500 anos do “Descobrimento da América” e nos Estados Unidos, Bill Clinton vence George Bush nas eleições. Mas essa também foi a época da conjunção de Úrano e Netuno em Capricórnio – com Saturno em Aquário oposto ao Quíron – e muitos elementos novos estavam sendo introduzidos no nosso sistema tanto a nível individual quanto coletivamente.
E de Setembro de 2004 até ao fim de Outubro 2005, ocorreu o ingresso anterior a este que vai começar agora. É lançado o Mortal Kombat: Deception, o primeiro jogo com multiplayer on line e também o primeiro a ter a opção hara-kiri para os jogadores derrotados. Em Portugal Jorge Sampaio, Presidente da Républica dissolve a Assembleia e o governo em funções e nos EUA George Bush é releito. No Brasil há eleições para prefeitos e vereadores em todo o país.
É interessante que neste ingresso, Júpiter estava conjunto ao Sol, a Marte e a Mercúrio e em sextil a Saturno, indicando ampliação das capacidades cognitivas e vitais ou seja mais curiosidade e vontade de aprender, boa capacidade de comunicação e de negociação. E quando aumentam as capacidades, a coragem também aumenta e com elas a autoconfiança e a capacidade de afirmação. Este encontro de planetas potenciou o início de muitas novas atividades, que geraram boas oportunidades de crescimento e expansão na vida de muita gente. Há 12 anos atrás, o ingresso de Júpiter em Libra, foi um momento semente, que nos tornou super ativos, dinâmicos, ágeis e vitais nos nossos relacionamentos, no nosso dia a dia e no trabalho, uma época marcada pelo amor pela vida.
No entanto, frente a desenvolvimentos também tão desarmoniosos cabe perguntar, como é possivel que tenha sido assim? Não deveria ser o contrário? Não deveria ser uma época de justiça, paz, beleza, harmonia, bons valores, bons relacionamentos e de “foram felizes para sempre?” E já agora, você sabia que por exemplo tanto a Madre Teresa de Calcutá quanto o Donald Trump nasceram com Júpiter em Libra?
Talvez porque Libra tem a sofisticação da civilização, a lei e a justificação mas quem tem a verdadeira medida de tudo é a natureza, não haja muito mais a dizer, a não ser que nós somos os atores, de algum modo decisores e protagonistas destas influências e que cabe a cada um ficar atento e consciente desta interdependência e daquilo que escolhe tornar real.
Cronologia do atual ingresso de Júpiter em Libra

Júpiter entra em Libra – conjunto a Mercúrio e à Vénus, oposto a Quíron – para alguns dias depois fomar um sextil com Saturno e Marte em Sagitário – um semi sextil ao Nodo Norte, quincôncio a Netuno e quadratura a Plutão.
O tema será pacificar encontrando o ponto comum, através da inteligência, do requinte, da diplomacia, recuperando o sentido de justiça e o sentido de humanidade. Este ingresso é propício à revisão das leis e estatutos e à criação de novas legislações e de novas regras mais adequadas à boa convivência e às novas necessidades. É preciso encontrar a melhor solução para todos. Concordar, respeitar e ser a favor é a grande graça e o primeiro que brigar, perde.
Neste ingresso encontramos Júpiter quase sempre em sextil a Saturno, criando um equilíbrio perfeito entre a expansão e a consolidação, a ousadia e a prudência, focando nos temas humanitários, políticos e sociais, na cultura, na ética, na educação. Estabelecendo a medida correta e entendendo a importância real dos valores e normas sociais, este sextil vai facilitar a integração, promover a educação da sensibilidade e equilibrar tudo perfeitamente, tornando o aprendizado menos duro.
Este sextil é uma sorte, pois também teremos o grito da oposição de Úrano e a pressão demolidora do quadrado de Plutão – e ainda o quincôncio a Quíron e a Netuno – e assim uma certa confusão e forte tendência para conflitos, brigas, fanatismo. Corremos o risco de nos virarmos uns contra os outros mas também temos a oportunidade de nos unirmos e de usarmos tanto a nossa imaginação quanto as novas idéias e invenções para limpar a corrupção e tudo o que estiver errado no nosso sistema. Através de soluções inclusivas e desenvolvendo uma interdependência excelente evoluimos através daquilo que nos une.
Neste ingresso, começamos por ter que perceber que o outro é o nosso outro eu, também teremos que conhecer e considerar os procedimentos já existentes, abrir mão do eu eu eu e fazer concessões de qualidade, escolher o justo e verdadeiro, fazer as associações certas e daí elegantemente seguir adiante. Mas não poderemos andar ao sabor das reações uns dos outros nem poderemos calar quando for hora de falar. O ideal será criar qualidade e beleza, equilibrar, harmonizar e expandir essa paz e amor uns aos outros.
Este não vai ser um ano fácil para nenhum signo, nem sequer para Libra. Todos teremos que lidar com questões e situações em que nos sentiremos completamente esmagados, impotentes e encostados à parede, o disparate rola solto e o mais determinante será o modo como iremos responder ao que estiver acontecendo.
Para não ir mais longe, basta falarmos por exemplo do disparate que foi insultarem a Joanna Maranhão e da medida exata com que Kleber Mendonça Filho respondeu em sua defesa afirmando que:
– “Estupidez se limpa com delicadeza”.
Porque se em vez do pior, cada um desse o melhor de si e tivesse esperança no melhor, cada um poderia trazer mais justiça e mais beleza ao mundo através da sua própria vida e dia a dia? Aprendendo a ser a favor e não mais contra si mesmo e os outros? Com o sextil de Júpiter a Saturno tudo se torna mais fluido e pode ser integrado mais facilmente.
No fim de Setembro a tensão vai aumentando até à segunda semana de Outubro, com a aproximação de Marte a Plutão. No entanto Mercúrio e o Sol se mantém perto de Júpiter, acompanhando, iluminando e trazendo energia de conciliação, boas ideias e mais uma vez mantendo uma boa comunicação e capacidade de negociação. Porém para que tudo corra bem será necessário resguardar-se e conceder mais do que exigir.
No fim de Outubro há muita coisa a trazer para o mundo concreto, é preciso escrever os contratos, estabelecer os termos e encontrar ou criar os suportes e os veículos que tornarão possível o novo mundo. Curiosamente no céu formam-se os seguintes pares: Mercúrio conjunto ao Sol em Libra / Vénus conjunto a Saturno em Sagitário / Marte conjunto a Plutão em Capricórnio. Portanto mesmo que você se mantenha calado e reservado, não se distraia daquilo que quer, fique internamente ligado àquilo que tem valor para você.
Conforme aperta a quadratura de Júpiter a Plutão será necessária mais diplomacia e mais sentido de humor. Tanto Urano quanto Plutão podem revelar abusos de poder e tentativas de manipulação, despertar reações furiosas, violência, repressão, sentimentos profundamente negativos e virar as pessoas umas contra as outras. Mas atenção que se ficarmos brigando uns contra os outros, o verdadeiro ladrão foge e aquilo que prejudica todos leva a melhor.
Iremos com certeza ganhar consciência de como se constitui o poder, assim como das energias ocultas que governam o nosso sistema e aquilo que consideramos realidade. É um mês em que iremos finalmente ver o que está por debaixo dos panos. A quadratura de Júpiter a Plutão estará mais ativa em Dezembro 2016, em Abril e em Agosto 2017.
Em Novembro será a vez da Vénus se aproximar primeiro de Saturno e depois de Plutão, sendo o ápice com Plutão entre o dia 23 e 26, um tempo decisivo de encontros e de separações. Este céu vai nos pôr em contato com energias poderosas, subterrâneas e opressivas. É o momento para estabelecermos a estratégia de como iremos realizar as mudanças e transformações necessárias, para nos prepararmos para morrer e renascer, o momento da ablução.
É a hora de perguntar, afinal o que você quer? Pode abrir mão disso? Até onde você está disposto a ir para conseguir alcançar isso? Como irá usar o seu poder de atração, os seus sentimentos e sensações e principalmente o poder da sua imaginação?
Nesta fase é fundamental que todos os artistas, músicos e outros movimentadores de energia trabalhem e expressem, mostrem os sinais que nos guiarão na transformação e no desenvolvimento ético e relacional, para melhorar o sistema ou para criar um novo, caso não haja entendimento possível.
Dezembro começa com um trígono de Marte ao Júpiter, sextil de Saturno e acentua a tensão com Plutão, há que organizar a ação pois há um grande potencial de sucesso nas ações organizadas. No dia 22 Dezembro há um ápice de tensão com a Lua conjunta a Júpiter a 20º Libra, exatamente opostos a Úrano retrógrado a 20º Áries e daqui saiem faíscas. Realizações são possíveis mas também podem haver confrontos, muito nervosismo e situações sendo levadas ao extremo.
No dia 6 Janeiro de 2017, a Lua estará conjunta a Úrano em Áries, com Marte Netuno e Vénus em Peixes, um céu muito sensível e precisaremos muito de música, de bom ambiente e de nos protegermos da tristeza, da dôr e do sofrimento que podem estar vindo de todos os lados. E ainda com o Sol conjunto a Plutão indicando que precisamos transformar-nos tão profundamente quanto às estruturas que pretendemos mudar. Até ao dia 15 de Janeiro esta influência de cura fica total, sempre com o sextil de Saturno a estabilizar e a integrar.
A oposição de Úrano pode aumentar muito a inquietação e a ansiedade gerais, intensificar a acusação e resultar em confrontos, aumentar o nosso transtorno e o dos outros. Mas exatamente porque tudo pode acontecer, também podem surgir Idéias diferentes, novas invenções e inesperadamente ocorrerem aberturas incríveis. Ou ainda podemos bestamente querer chamar a atenção contrariando propositalmente a ordem das coisas e as expectativas dos outros, só para ser do contra. Esta oposição estará mais forte entre Janeiro e Março e de novo em Outubro de 2017.
Júpiter ficará retrógrado no dia 7 de Fevereiro, a 23º Libra com Vénus e Marte já em Áries. As retrogradações de Júpiter duram aproximadamente 4 meses, correspondendo a zona de sombra a uma área de aproximadamente 10° de longitude zodiacal. Os períodos de retrogradação servem para revermos as situações em pauta e desenvolvermos novas capacidades e novas abordagens e respostas à vida. No símbolo sabiano para este grau encontramos a imagem do “canto do galo a anunciar o nascer do sol. Ou seja, dando voz e reconhecimento àquilo que ainda não se manifestou”.
Júpiter retrógrado volta à oposição a Úrano e à quadratura a Plutão e há de novo uma chamada, um perigo que se sente no ar, violência, repressão, dogmatismo e intolerância, é urgente transformar, curar, renovar os valores e ideais, os princípios e as próprias estruturas. É fundamental neste momento reconhecermos as nossas limitações e trabalharmos com elas como pontos de partida, tudo bem concreto.
Então, puxar a meia, amarrar direito a chuteira, respirar, calcular a jogada, visualizar a jogada, relaxar, concentrar e só no fim de Fevereiro chutar, quando Marte se juntar a Úrano em trígono a Saturno, trazendo um equilíbrio dinâmico para o meio de muita tensão selvagem. A ação consciente e inteligente promove a abertura de novas perspectivas.
Em Março e Abril não só Marte mas Vénus Mercúrio e o Sol irão encontrar Úrano, passando em trígono a Saturno e quadratura a Plutão e intensificando a oposição a Júpiter, com o sextil de Saturno a afastar e o quincôncio de Netuno a apertar. É um mês em que caso não se tenha feito o trabalho anterior, as coisas podem ficar bem descontroladas. Quando Júpiter fica oposto a Úrano, é a hora dos cientistas e dos grandes pensadores e de qualquer um que tenha idéias inconvencionais e questione as crenças e o modo como estruturamos a nossa sociedade e como temos vivido, pode descobrir novas maneiras de constituir e de fazer as coisas acontecerem melhor.
Neste momento começa a haver perspectivas de um avanço positivo. Ideias, projetos e filosofias revolucionárias que inicialmente pareciam entrar em confronto com o status quo, tornam-se cada vez mais indispensáveis. Júpiter mostra o que deixou de ser fonte de prazer, de ter sentido ou valor e amplia as oportunidades de afeto e de prazer e aumentando assim a autoconfiança, a capacidade de atração, de comunicação e de ação de cada um de nós.
Este período é excelente para a criatividade e favorece aqueles que se expressam artisticamente. O ambiente é dinâmico, explosivo, há um certo perigo de ruptura com a oposição de Marte que nos leva a não temer, a ousar, enfrentar, avançar e correr mais riscos de acidente, lesões, perigo de esgotamento.
Júpiter volta a ficar direto no dia 10 Junho 2017, no grau 13º Libra 13´. E o símbolo sabiano para este grau nos traz a imagem de “crianças soprando bolas de sabão, representando o valor do uso da imaginação e da fantasia de um modo coletivo. Sonhar juntos preparando a ação.”
E aqui de novo o lembrete de que é preciso sonhar para tornar possível e real e a chamada sobre a importância de o fazer coletivamente. Até porque Júpiter fica direto em quadratura com Plutão e Marte, com Saturno retrógrado e uma Lua já em Capricórnio, com a Vénus já em Touro mas ainda conjunta a Úrano e trígono a Saturno, é preciso brincar!
Há evidentemente grandes desafios pela frente e vai ser preciso trabalhar pelo novo, para trazer estas ideias, descobertas e possibilidades para dentro do sistema. Neste momento é importante dar e esperar o melhor e não se deixar manipular, usar todo o seu charme, capacidade de compreensão e inteligência social para estabelecer as ligações corretas e uma posição que lhe permita preparar estratégicamente a ação.

Em Julho Júpiter volta ao quincôncio a Netuno e Quiron e se afasta da quadratura com Plutão e Marte e do sextil a Saturno. Há um revés ou no mínimo uma aparente indefinição e perda da forma.
Em Agosto volta a tensão da quadratura com Plutão – retrógrado – e só começa a aliviar lá pela segunda metade do mês. No fim de Agosto acerta o sextil a Saturno e ao Nodo Norte e a oposição a Úrano – que também está retrógrado – trazendo de novo tudo o que tem que parar de acontecer e talvez confrontos que se não tivermos cuidado podem vir a ser os mais radicais. Se for de algum consolo, o caos também facilita a introdução dos novos e tão necessários elementos e novidades a integrar.
Em Setembro o Júpiter passa a quadratura a Plutão e com Mercúrio Vénus e Marte em Leão, este é o momento para usar todo o seu charme e caso ainda não o tenha feito, para se colocar e aos seus termos. Leão aumenta o carisma e o poder de conquista do Júpiter em Libra.
Em Outubro Júpiter passa a oposição a Úrano e o quinconcio a Quiron e no dia 10 de Outubro 2017 entra em Escorpião, onde provávelmente o que não tiver sido resolvido a bem poderá ser resolvido a mal.
Portanto vamos aqui e agora dar o melhor de nós ?
Nazaré Abreu, Agente 222
Perfil e Contatos da Agente 222
.
